O REAL STROGONOFF


Há 700 anos, na região de Novgorod, perto de São Petersburgo, Rússia, a família Stroganoff, reunia todos os meses em seu castelo rural, famílias da vizinhança, para saborearem pratos preparados pelas mães de famílias e para degustarem vinhos e vodcas, todos da mais alta qualificação técnica. Numa dessas noites, a baronesa Nikolie Alexandrovitch Stroganoff apresentou um prato com cebolas picadinhas, carne suina de primeira, carne bovina cortada em tirinhas, tudo flambado à vodca, engrossado com polpa de tomates maduras e ligado com nata e, que era servido em cima de torradas de féculas de trigo e acompanhado de cogumelos silvestres. Como cada família desse deste clã se especializava em determinada receita da cozinha, no prato citado se sobressaiu a função do Saucier - a pessoa encarregada de fazer bons molhos - e o Strogonoff se tornou um dos 10 mais importantes pratos já criado no planeta. Quando falo em Strogonoff, não me refiro a alguns crimes nacionais existentes por aí onde as pessoas colocam creme de leite em cima de carne picadinha com ketchup e apelidam isso de strogonoff. O strogonoff verdadeiro se ocidentalizou e recebeu o conhaque como meio de flambagem, o molho berchamel, o acompanhamento de arroz branco e de batata palha e, é hoje juntamente com a lasanha e o filé à parmegiana, um dos dez mais vendidos pratos em todo o mundo. Aqui no Brasil, onde foi criada a divina Feijoada, tivemos a rara felicidade gastronômica de hospedar na década de 1960, uma descendente do clã Stroganoff, a senhora Sophie Stroganoff que fugindo da revolução de 1917, aqui se estabeleceu e sobreviveu ministrando aulas de francês e de inglês e transmitindo às amigas, muitas das belas criações culinárias daquele distante país. O Strogonoff era um desses pratos.


NOSSA RECEITA

Ingredientes: 600g de filé mignon, 250g de champignon em conserva, 1 cebola grande picada, 1 dente de alho picado, 250ml de creme de leite fresco, 1 colher de sopa de extrato de tomate, 1 colher de sopa de catchup, 1 colher de sopa de conhaque, 1 colher de sopa de molho inglês, meio copo de cognac, Azeite, Sal e Pimenta-do-reino.

Modo de preparo: Corte o filé mignon em vários bifes finos. Corte cada bife em tiras de
4 cm aproximadamente. Coloque numa tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino. Corte os champignons em fatias. Acrescente azeite na panela e aumente o fogo. Junte uma parte da carne picada e espere dourar. Mexa um pouco para dourar todos os lados. Retire a carne já refogada da panela, coloque mais um pouco de azeite e junte as tirinhas de carne restantes. Se você colocar toda a carne de uma só vez, a carne esfriará a panela e irá cozinhar no próprio líquido, deixando-a dura. Coloque um pouco de azeite em outra panela grande e leve ao fogo baixo para esquentar, coloque a carne já frita, também o cognac e flambe por alguns segundos. Tampe para apagar o fogo da flambagem e acrescente a cebola picada e refogue por 2 minutos. Junte o alho picado e refogue por mais 1 minuto. Junte o champignon, extrato, creme reservado e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre. Junte o catchup e o molho inglês. Cozinhe por mais 1 minuto e retire do fogo. Verifique os temperos e sirva imediatamente com arroz branco e batata palha.

Como servir: Normalmente o Strogonoff é servido com arroz branco e batata palha mas pode também haver outras combinações como legumes passados na manteiga – brócolis, vagem ervilha, aspargos, etc -, com batatas fritas em gomo ou ainda com um simples purê de batatas. Comida para reis e deuses... Bom apetite!

.