A Bruschetta tem origens antigas, é um dos tantos jeitinhos que a antiga sabedoria popular inventou para não desperdiçar um alimento sagrado como o pão quando este com o passar dos dias começava a endurecer e perder sua fragrância. O nome Bruschetta deriva do verbo italiano bruscare, é originário das regiões do Lazio e de Abruzzo, e significa tostado ou torrado, quer seja no forno ou na grelha. Há também outros nomes para a Bruschetta, como Fetunta, na região da Toscana, aí derivado das palavras "fetta unta", ou seja fatia untada, no caso, também com azeite de oliva. A clássica Bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com uma pitada de sal e eventualmente pimenta-do-reino. Há, porém, incontáveis variações para se preparar uma boa Bruschetta. Cada região da Itália tem o seu tipo e uma luta contínua para ser a mais famosa e a mais saborosa. Naturalmente, para preparar uma buena Bruschetta precisamos rigorosamente de um bom pão italiano e um honesto azeite extra-virgem de oliva. Elas são excelentes para uma boquinha no trabalho, nos intervalos entre as refeições ou em qualquer ocasião que o estomago reclamar um reforço. Resta ainda a certeza de estar degustando um produto saudável e não duvidoso como algumas publicidades horrorosas nos levam a consumir. Arrisque algumas variações como alho e quatro queijos que vão muito bem com cerveja, vinho e drinks mais fortes. Existem vários tipos de Bruschetta, mas a mais tradicional, tipicamente italiana, com tomate, queijo e pão italiano é esta que vamos mostrar abaixo.
Ingredientes: 3 tomates, ¼ colher de chá de sal, 1 colher de sopa de manjericão picado, 2 colheres de sopa de alho picado, 1 xícara de queijo mussarela de boa qualidade ralado, 2 colheres de sopa de tomate seco marinado, salsinha seca, 5 colheres de sopa de azeite extra-virgem, 1 colher de chá de vinagre balsâmico e 10 fatias de pão italiano.
Modo de Preparo: Coloque os tomates cortados com o manjericão, alho, tomate seco, azeite, vinagre e sal num recipiente, cobrir e deixar repousar durante 1 hora. Na altura de servir, pré-aquecer o forno a 200ºC. Misture o queijo mussarela com a salsinha e os coloque sobre as fatias de pão em uma travessa; leve ao forno. Asse durante 5 minutos, retire e coloque os tomates, alho, manjericão e azeitona preta sobre o queijo derretido e volte ao forno por mais 5 minutos ou até o pão ficar dourado. Sirva e deguste logo em seguida.