JAMBALAYA, O TÍPICO PRATO DE NEW ORLEANS

Para amantes de risotos, esta é uma variação versátil, saborosa e muito bem temperada! Um prato típico da região sul dos Estados Unidos, que nos lembra jazz e blues de Louisiana em Nova Orleans. O Jambalaya é uma espécie de paelha típica de Nova Orleans, talvez exemplo da contribuição que a cultura espanhola acrescentou à cultura negra de Louisiana. Um prato de aspecto rústico que mistura cubos de frango, rodelas de lingüiça defumada, tudo delicadamente envolvido com arroz de cor vibrante devido ao açafrão. Pode ou não levar camarão frito, depende da receita. A cozinha cajun-creole tem a marca da história da região de Nova Orleans pela presença de diferentes povos e culturas. Seus pratos mais representativos são o Gumbo - um ensopado com quiabo e camarões - e o Jambalaya, que pode ser feito na versão creole - com tomate -, ou no estilo cajun - sem tomate. Primeiro, em 1682, os creole - exploradores franceses – se instalaram em New Orleans, no século 18 eram os espanhóis que assumiam o controle da região e dominaram os acadians - habitantes de origem francesa, vindos da Nova Escócia e também chamados de cajuns pelos índios nativos. Começava então uma mistura de culturas. Vieram depois, os italianos da Sicília seguidos dos negros e mulatos refugiados do Haiti. Por último, chegaram os alemães. Dessa mistura de tradições surgiu a cultura creole. Ela influenciou a música com o blues e jazz. Mas também deixou sua marca na gastronomia. A cozinha cajun é conceituada como robusta, utilizando molhos mais escuros e gordura animal. A creole, é uma culinária mais refinada, à base de cremes, manteiga e tomate. As duas possuem características de cozimento longo e utilizam os mesmos temperos; cebola, salsão, pimentão, cebolinha e salsinha. E o prato típico da culinária creole é o Jambalaya, um prato com origem no estado do Louisiana que tem uma pitada da gastronomia espanhola, daí as semelhanças com as famosas paellas. Para fazê-la, pesquisei e fiz a receita do espalhafatoso chef, autor de livros de gastronomia e proprietário de restaurantes Emeril Lagasse. Amado por uns e odiado por outros, Lagasse também apresenta um programa diário no canal Food Network, que faz muita gente rir com suas piadas. E é dela que vamos falar agora:


NOSSA RECEITA:

Ingredientes: 2 colheres de sopa de azeite, 300 g de lingüiça portuguesa cortadinha em rodelas finas, 1/2 xícara de aipo cortadinho em rodelas, 1 cebola pequena picada em cubos pequenos, 1 pimentão verde ou vermelho picado em cubos, 1 dente de alho bem picadinho, 1 3/4 xícara de caldo de galinha, 3 tomates sem pele bem maduros e picados em cubos, 1 folha de louro, 1/4 colher de chá de molho de pimenta Tabasco, Pimenta, Sal e especiarias a gosto, 1 xícara de arroz cru, 250 g de camarão miúdo limpo e sem cascas, 300g de frango cortados em cubos e Cebolinha verde e Salsinha a gosto.

Como preparar: Tempere o frango com limão, sal e pimenta. Deixe repousar por ½ hora. Coloque o azeite numa panela e frite o frango até dourar. Acrescente a lingüiça, a cebola, o alho, o pimentão e o aipo e deixe fritar por três minutos. Adicione o tomate, o caldo de galinha, a folha de louro, a pimenta e mexa bem. Levante fervura e deixe ferver por 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Acrescente o arroz cru e cozinhe por 15 minutos. Adicione o camarão e deixe por mais uns 5 minutos ou até o arroz estiver cozido. Apague o fogo e deixe a panela descansar destampada por 10 minutos, retire a folha do louro e polvilhe a cebolinha verde e a salsinha a gosto. Pronto, é só servir... Bom apetite!!!